Imagem feita na aula prática de Biomecânica |
Gráficos da caminhada, corrida e salto
Observamos três gráficos na foto, o primeiro na parte de cima ao lado esquerdo representa a caminhada, neste temos dois picos de velocidade.
Neste gráfico o primeiro pico de velocidade não apresenta um impacto acentuado como nos outros. A força e contato aplicados é inferior, logo o pico também é menor.O segundo pico representa o pé empurrando o solo e entre os dois picos está o tempo que é uma variável importante.
Lembrando que a força peso não muda a não ser que o centro de massa seja acelerado. O gráfico da caminhada vai ser representado por picos menores por que o centro de massa não está sendo acelerado.
O segundo gráfico do lado direito, representa a corrida ( trote), observamos na imagem que o primeiro pico de velocidade é mais acentuado.
Trata-se de um impacto maior, pois o calcanhar entra em contato com o solo com uma velocidade maior do que no gráfico da caminhada, o centro de massa do individuo ganha aceleração, o que aumenta a velocidade, aumentando assim o impacto no solo. Seu segundo pico de velocidade ( empurra o pé do solo) apresenta uma variável de tempo curta entre os picos. Nesta situação o intervalo entre o primeiro impacto (pico ativo) e o segundo (pico passivo) é menor pois temos mais aceleração.
O terceiro gráfico representa um salto, podemos ver que no primeiro pico, o impacto é bem acentuado, pois o individuo salta com os dois pés, deslocando seu centro de massa com aceleração sem distribui-lá. O segundo pico de velocidade e quando os pés empurram o solo, com uma velocidade menor, pois o maior impacto e absorvido pelo primeiro pico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário